Projeto Pedagógico
Escolher um método de ensino mais adequado para instituição envolve inúmeros fatores que requerem muito estudo. A linha escolhida pode determinar na contratação de corpo docente, na organização dos processos, estrutura física, quadro de aulas, entre outros pontos. Por isso, toda escola precisa de uma proposta pedagógica bem definida, o ideal é que os objetivos educacionais sejam formalizados e devem ser entendidos como uma ferramenta indispensável para a evolução do ensino.
A partir disso, quando o Projeto Pedagógico é aplicado, permite a aquisição de dados quantitativos bastante relevantes para o dia a dia da escola – como taxas de evasão e abandono, índice de reprovação, aproveitamento em avaliações. Além de outros dados socioeconômicos e demográficos, que ajudam o gestor a traçar um perfil dos alunos que frequentam a instituição. Para ajudar nesse processo, é sempre importante contar com a ajuda da tecnologia; um software capaz de integrar todos os departamentos pode reduzir retrabalho e agilizar ainda mais a obtenção de dados.
Capacitação da Equipe
Promover cursos de especialização, treinamentos de atualização e palestras, ajuda a preparar a equipe para as situações diárias. É uma prática que deve ser feita regularmente por todos os membros da instituição, isso dá mais autonomia aos departamentos e mais segurança ao corpo docente.
É importante ressaltar que este ponto está diretamente ligado ao Projeto Pedagógico, tendo em vista que todos precisam estar cientes dos objetivos da escola, outro fator positivo é que uma equipe mais qualificada para enfrentar os desafios em sala de aula é fundamental para melhorar a relação de ensino-aprendizado.
Planejamento Financeiro
O planejamento e organização financeira são essenciais para a sobrevivência de qualquer empresa, no caso de uma instituição de ensino não é diferente. Quando essa prática é feita corretamente, proporciona mais autonomia e capacidade de investimentos para a escola, abrindo uma série de possibilidades, que vão desde a aquisição de equipamentos/materiais, ampliação da estrutura de ensino até a manutenção preventiva para evitar problemas com antecedência, contribuindo inclusive para a segurança dos alunos.
Essa atividade gera um desafio para os diretores: gestão de custos, movimentação de caixa, entradas e saídas de valores com dados confiáveis e atualizados em tempo real, por isso evite planilhas e qualquer forma de controle manual. Lembre-se, um software especialista proporciona uma visão financeira mais completa, eficiente e integrada da organização.
Gestão de Pessoas
Sabemos que o gerenciamento do capital humano no ambiente escolar é complexo, é um trabalho que envolve dinamismo e liderança por parte dos diretores. Trata-se de um ambiente formado por pessoas com diferentes personalidades, e além de administrar recursos, o líder tem o foco de recrutar, treinar, motivar, reter e manter essa equipe engajada.
A realização de treinamentos, palestras e reuniões é uma forma de desenvolver a equipe e ainda incentiva o envolvimento de diferentes setores da instituição, para que trabalhem de forma harmônica.
Ainda envolvendo este tema, os conflitos internos também são muito comuns; a disputa e competição entre membros da equipe ou a falha de comunicação entre setores (exemplo: Financeiro e Secretaria). Esses são pontos que precisam ser trabalhados para não gerar também uma desestruturação no ambiente escolar, opte sempre pela conciliação e negociação entre os envolvidos, o mais importante nesse caso é não ignorar o conflito.
A sua escola possui desafios? Conte para a gente. Fale com a Datainfo e veja como podemos ajudá-lo na gestão da sua instituição.