Mais um ano letivo está se aproximando e se você ainda não elaborou um novo planejamento para a sua escola, este é o momento para se preparar para o ano seguinte. O primeiro passo é reunir todos os responsáveis pela organização da Instituição de Ensino e analisar quais foram os pontos positivos e os pontos negativos do último ano, para que sejam aprimorados e/ou repetidos.
É importante que todos estejam alinhados e comprometidos com os objetivos da instituição, para que as ações planejadas saiam do papel e se tornem ferramentas que vão ajudar a alcançar o sucesso da escola. Falando em sucesso, que tal começar o novo ano letivo mostrando para os pais, os alunos e para a comunidade o que a escola fez de melhor nos últimos anos?
Faça um levantamento dos resultados das provas e competições externas que os alunos participaram, as ações solidárias e as de responsabilidade com o meio ambiente que a escola executou, além dos resultados internos. Publique-os, leve para fora da escola, isso ajuda a trazer novos olhares para dentro da instituição.
Além disso, é importante se preocupar com algumas questões mais técnicas, como mostra a lista que preparamos especialmente para o ano de 2020, continue descendo a página e veja o que fazer no novo ano letivo.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Esse é o ponto mais importante de um planejamento escolar, afinal, é nele que se define todas as ações pedagógicas que serão realizadas durante o ano letivo. É aqui que a educação e o conhecimento dos alunos serão pensados e repensados. Portanto, torna-se imprescindível que a escola esteja preocupada com a qualidade do ensino ofertado e isso exige professores capacitados, currículo escolar dinâmico e moderno, além de atividades extracurriculares que auxiliam no aprendizado, crescimento e formação dos alunos.
É necessário que a instituição dedique esforço maior nesse quesito, afinal, os resultados obtidos durante o ano são frutos deste momento. Uma escola só ganha reconhecimento a partir das ações que ela realiza e tudo isso deve ocorrer muito bem, seguindo as exigências que um ensino de qualidade demanda.
Vale lembrar que a fama de uma instituição é consequência de olhares que estão fora do ambiente escolar. No caso, os olhos dos pais; e eles devem notar a diferença e a evolução de seus filhos com facilidade.
Uma boa dica é deixar tudo muito bem claro, para que em qualquer situação de dúvida o planejamento pedagógico seja fácil de ser compreendido. Caso seja necessário, crie cronogramas, organogramas e infográficos que auxiliam na compreensão das atividades propostas.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Além do planejamento escolar, um ponto muito importante para alcançar o sucesso é o Planejamento Financeiro, ele é quem mostra quais as ações poderão sair do papel e como elas serão executadas. Para se manter no mercado, uma escola precisa cuidar da sua saúde financeira, preocupando-se com todos os detalhes como folha de pagamento dos professores e colaboradores, despesas com fornecedores, investimento à estrutura etc. Para tanto, é necessário dedicar-se a este ponto e verificar como a prestação de conta pode ser realizada, afinal o atual cenário econômico exige uma atenção a mais.
Um exemplo de como o planejamento financeiro pode ser desenvolvido é utilizando a tecnologia como uma aliada na prestação de contas. Uma ferramenta integrada auxilia e automatiza o ‘fechamento do caixa’, ajudando nos pagamentos e mostrando onde está o maior fluxo de saída. Desta forma, fica mais fácil encontrar novas alternativas para que a escola continue no azul.
SAIBA TUDO SOBRE SEUS ALUNOS, AINDA NO PERÍODO DE MATRÍCULAS
Pode soar estranho, mas nem sempre uma instituição de ensino conhece muito bem seus alunos. Como em qualquer outro negócio, desconhecer o seu público pode gerar grandes conflitos no futuro. É necessário entender quem é o seu consumidor, o que ele espera da instituição e qual é a visão que ele tem do seu negócio. E sabe quando e como podemos descobrir tudo isso? Muito simples, na hora da matrícula.
A matrícula pode ser mais que um mero registro para quantificar os alunos dentro da escola. Ela pode ser, também, um momento para estreitar laços e esclarecer quais são os deveres e funções das partes envolvidas. Uma planilha bem planejada, com dados importantes e peculiaridades de cada matrícula, podem ajudar no planejamento geral da sua escola.
Além disso, as matrículas servem para prever a quantidade de alunos que a escola receberá durante o ano letivo e, assim, tomar todas as providências necessárias para que tudo corra bem, antes que as aulas comecem. Com o aumento de matrículas, talvez seja necessário novas reformas, novas contratações e novas atividades pedagógicas para atender todos os alunos.
DELEGUE E REDISTRIBUA AS FUNÇÕES, SE PRECISO
Sabemos que toda empresa precisa de pessoas comprometidas para poder alcançar o sucesso esperado. Em uma escola não é diferente. Por isso, é de extrema importância que os gestores deleguem as responsabilidades às pessoas corretas.
Além de manter a organização em funcionamento, é uma maneira justa de analisar e compreender todos os pontos de vista que há dentro da escola.
INTEGRE-SE A TECNOLOGIA
Não há mais como falar de educação sem associar a tecnologia. Por se tornar cada vez mais comum, a internet tem ampliado o espaço do conhecimento e dado novas dimensões à educação. Ela levou o processo de ensino e aprendizado a um novo patamar, transformando-se em um sinônimo de educação. Por isso, as instituições têm buscado novos métodos de ensino que conectam o mundo real com o virtual, expandindo as possibilidades dentro e fora da sala de aula.
Com o planejamento montado e as ações programadas, está na hora de colocar a mão na massa e buscar os resultados esperados. Vale lembrar que não existe nenhuma fórmula mágica para o sucesso, por isso, o sucesso da instituição de ensino depende da gestão que a coordena. Você está pronto (a) para 2020?
Quer saber como a tecnologia pode ajudar a sua escola obter mais resultados ainda no primeiro trimestre? Fale com a equipe da Datainfo, clique aqui e agende um horário com nossos consultores.